sexta-feira, 16 de novembro de 2012

16 de Novembro - Dia Nacional do Mar

No dia 16 de Novembro celebra-se em Portugal o Dia Nacional do Mar. Neste dia, em 1994, entrou em vigor a Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar (CNUDM) que estabeleceu um novo quadro jurídico para o direito do mar. Ao ratificar a CNUDM, a 14 de Outubro de 1997, Portugal assumiu responsabilidades numa das áreas marítimas mais extensas da Europa, e a maior da União Europeia, com uma dimensão 18 vezes superior ao território nacional.

Em 1998, o dia 16 de Novembro foi institucionalizado pela Resolução de Conselho de Ministros n.º 83/1998, de 10 de Julho, como o Dia Nacional do Mar e, desde então, tem vindo a ser evocado através de uma série de eventos e iniciativas.

O mar e a literatura

O mar reveste uma importância de relevo para a sociedade portuguesa, não apenas a nível social, económico e turístico, mas também como elemento presente na cultura e consequentemente na literatura. O mar e os mistérios das suas profundezas inspiraram e continuam a inspirar muitos escritores.

Muitas são as obras em que a influência do mar está bem presente: Os lusíadas de Luís de Camões; A Peregrinação de Fernão Mendes Pinto; o Sermão de Santo António aos Peixes; Histórias da terra e do mar e a Menina do Mar de Sophia de Mello Breyner Andresen; As naus de António Lobo Antunes; As naus de verde pinho de Manuel Alegre, entre outras são disso exemplo.

Se esta temática lhe desperta a atenção sugerimos a leitura dos seguintes trabalhos:

O mar, as descobertas e a literatura portuguesa/ J. Cândido Martins. Disponível em:

Presença do Mar na Literatura Portuguesa de Annabela Rita. Disponível em:

O mar na literatura infanto-juvenil: topos mítico-simbólico de Maria João Lopes Gonçalves. Disponível em:

Os escritores e o mar de João Vaz. Disponível em: http://maritimo.blogspot.pt/

Aproveitamos também para recordar que a sétima edição da Semana da Leitura promovida pelo PNL (Ler+escolas), que decorrerá em Março, propõe como tema central o Mar.

Procure no catálogo on-line ou nas bibliotecas do concelho livros e vídeos sobre esta temática.

Sem comentários:

Enviar um comentário

O seu comentário é bem vindo! Partilhe as suas ideias sobre livros e escritores, tente seduzir alguém para o prazer de ler!