quarta-feira, 21 de novembro de 2012

300º aniversário do nascimento de Jean-Jacques Rousseau

Em 2012 assinala-se o 300º aniversário do nascimento do escritor e filósofo humanista Jean-Jacques Rosseau.

Nascido em Genebra a 28 de Junho de 1712, e falecido em Ermenonville a 2 de Julho de 1778, Rosseau antagonizou os princípios do Iluminismo, anunciando já aqueles que viriam as ser os valores centrais do romantismo, ao recentrar a reflexão sobre a natureza humana nos temas da sensibilidade, do sentimento e da paixão em detrimento da razão.

Rosseau divulgou a sua filosofia não só através de escritos filosóficos formais, mas também através de romances, cartas e na sua autobiografia. É autor de: Discursos sobre as ciências e as artes (1749); Discurso sobre a origem da desigualdade (1755); Contrato social; Emílio (1762), entre outros.

Obras do autor disponíveis na Biblioteca Municipal de Arganil:

- Emílio

«Emílio não passa de um tratado sobre a bondade original do homem e destina-se a demonstrar como o vício e o erro – estranhos à sua constituição – se introduzem nele, vindos do exterior, e o alteram insensivelmente.» Estas palavras de Jean-Jacques Rousseau sobre Emílio, publicado pela primeira vez em 1762, não reflectem o escândalo por ele provocado através da exposição das ideias religiosas do autor, nem tampouco a importância história que veio a adquirir no domínio da pedagogia. Tratado sobre a educação, segundo princípios «naturais», e obra de revolta contra o barbarismo da educação dada às crianças, Emílio, foi condenado à fogueira e Rousseau teve de abandonar a França para fugir à prisão.
O propósito de Emílio é o de formar um homem livre; e o verdadeiro amor pelas crianças e pela liberdade nele revelado tornam-no um livro para todas as épocas e gerações de educadores.

Fonte: contra-capa

- Os devaneios do caminhante solitário

Este grande testamento inacabado combina o argumento filosófico com anedotas saborosas da própria vida e descrições poéticas de um homem que se sente afastado de todos. O livro é um fascinante retrato do autor, que aqui encontra espaço para analisar o passado e se defender dos críticos que o condenaram à solidão.


- Ensaio sobre a origem das línguas

“Este ensaio, que só foi publicado depois da morte de Rousseau, inclui-se, presumivelmente, entre as obras de seu período inicial de produção. Indicam-no o estilo, a própria organização da matéria e, sobretudo, os assuntos de que trata. (…)
Distinguem-se no Ensaio três partes bem caracterizadas e correspondendo a três interesses bem definidos: a) a origem da linguagem — estudo da necessidade de comunicação no homem natural; b) diferenciação das línguas — estudo da evolução dos grupos humanos e dos meios de expressão; c) estudo particular das questões musicais relacionadas com a evolução linguística e social.”

Paul Arbousse-Bastide e Lourival Gomes Machado

- Contrato social

“Se eu apenas considerasse a força e o efeito que dela deriva, diria: «quando um povo é obrigado a obedecer, faz bem; mas se sacode o jugo, logo que o pode sacudir, faz melhor: porque, ao recuperar a sua liberdade, usa o mesmo direito que lha arrebatou e se é justo que a retome, é injusto que lha tirem». Mas a ordem social é um direito sagrado que serve de base a todos os outros. Contudo, este direito não veio da natureza; apoia-se em convenções. Trata-se de se saber que convenções são estas. Mas antes de lá chegar, devo demonstrar o que afirmo».

Jean-Jacques Rousseau
Fonte: contra-capa

- Confissões

Confissões marca uma data na literatura intimista. É além disso uma obra-prima literária, na qual se desenvolve em plena maturidade o estilo vibrátil, incisivo, animado por contrastes que fizeram de Rousseau um dos maiores escritores de língua francesa. Este livro eterno é a súmula da experiência humana do autor, das suas ilusões e desilusões; aí se retrata a sociedade tal qual a viu e sentiu: documento de uma época, portanto: mas que a transcendeu e permanece jovem.

Fonte: contra-capa

Mais informação em:


http://www.culturabrasil.pro.br/rousseau.htm
ttp://pt.wikipedia.org/wiki/Jean-Jacques_Rousseau
http://www.infopedia.pt/$jean-jacques-rousseau

Leia, porque ler é um prazer!

Sem comentários:

Enviar um comentário

O seu comentário é bem vindo! Partilhe as suas ideias sobre livros e escritores, tente seduzir alguém para o prazer de ler!