terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Divulgando o fundo local XXIV: Uma visão de Arganil através dos seus forais

Uma visão de Arganil através dos seus forais é um trabalho da autoria de Patrícia Cláudia Nascimento de Sousa Barros realizado no âmbito da disciplina do “Seminário da História de Portugal”.

Através deste trabalho ficamos a conhecer a história de Arganil desde a concessão da carta de povoamento pelo bispo D. Gonçalo em 1114, assim como o primeiro foral dado por Pedro Uzbertiz em 1175, até a atribuição em 1514 do foral manuelino.

Numa primeira fase faz-se a análise da fixação e desenvolvimento da população na vila de Arganil, que “desde os tempos mais recuados se viu com dificuldades em captar gentes”. E foi com o objectivo de fixar pessoas à terra que surgiram em 1114 e 1175, como referido, a carta de povoamento e a primeira carta de foro.

Em 1514 no âmbito da reforma dos forais instituída por D. Manuel, Arganil recebe novo foral a 12 de Setembro. Esta reforma tinha como objectivo regularizar a vida económica do país e acabar com alguns benefícios dos Senhores.

Para além da análise dos principais aspectos que contribuíram para o desenvolvimento da vila de Arganil, o livro contém ainda as transcrições e fac símiles da referida carta de povoamento e dos forais.

Leia, porque ler é um prazer!

Sem comentários:

Enviar um comentário

O seu comentário é bem vindo! Partilhe as suas ideias sobre livros e escritores, tente seduzir alguém para o prazer de ler!