quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Livro do mês: o enigma e o espelho

O enigma e o espelho de Jostein Gaarder
Lisboa : Presença, 1997

A noite de Natal, mágica, sagrada, propícia ao raro encontro entre o eterno e o temporal, convidativa a um passeio pelo reino da poesia e de todas as coisas que se movem entre o Céu e a Terra. Ao quarto de Cecilie, onde uma grave doença a mantém acamada, esta noite, intensamente povoada por vozes e aromas familiares, chega pelas asas da sua imaginação, fortes e céleres, quase tão imateriais quanto as de Ariel, o anjo que a visita. No limiar da puberdade, Cecilie reflete ainda o brilho primordial do espanto que emana dos jardins da infância e faz fluir o diálogo com Ariel, com o mundo do outro lado do espelho. Acompanhada pelo anjo viaja numa "teodisseia" que, à luz da maiêutica socrática, faz a travessia das sendas labirínticas da incessante curiosidade perante os segredos da vida e do cosmo e assoma a uma invulgar proximidade com o mistério da criação.

Fonte: www.wook.pt

Excerto:

“Cecilie acordou sobressaltada. A julgar pelo silêncio absoluto em que a casa estava mergulhada, devia ser noite.
Abriu os olhos e acendeu a luz que ficava por cima da cama.
Então ouviu uma voz perguntar:
- Dormiste bem?
Quem seria? Não havia ninguém sentado na cadeira diante da cama. Nem sequer havia ninguém acordado àquela hora.
- Dormiste bem? – ouviu ela novamente.
Cecilie, levantou-se, olhando em redor. Estremeceu ao ver um vulto no parapeito da janela. Somente uma criança poderia caber ali, mas não era Lasse. Quem poderia ser, então?
- Não tenhas medo – disse o estranho com uma voz nítida e clara.(…)”

O autor:

Jostein Gaarder nasceu em Oslo a 8 de Agosto de 1952. Formou-se em Filosofia, tendo leccionado durante alguns anos as disciplinas de História das Ideias e História das Religiões no Ensino Secundário. A partir de 1993, depois do grande sucesso de O Mundo de Sofia dedica-se totalmente à actividade literária e diz inspirar-se nas reacções dos seus dois filhos ao mundo que os rodeia, para a criação de muitos dos seus livros. Atribui, todavia, o segredo do seu sucesso ao facto de preencher uma das necessidades fundamentais de qualquer ser humano - a de que lhe contem histórias.

Fonte: www.wook.pt

Consulte o catálogo concelhio em www.bibliotecas-cm.arganil.pt para saber que outras obras do autor temos disponíveis para si.

1 comentário:

O seu comentário é bem vindo! Partilhe as suas ideias sobre livros e escritores, tente seduzir alguém para o prazer de ler!