sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Os Miseráveis de Victor Hugo

Estreou no passado dia 3 o musical Os Miseráveis, a mais recente adaptação de uma das obras mais marcantes da literatura francesa do século XIX.

Os Miseráveis da autoria de Victor Hugo foi publicado pela primeira vez em França em 1862 e obteve logo grande sucesso. Trata-se de uma história com forte cunho social, mas que tem também alguns elementos de trama policial. Os Miseráveis é uma história de amor, de sacrifício, ódio e, essencialmente, miséria...

No romance Os Miseráveis narra-se a história de Jean Valjean, um condenado posto em liberdade que reconstrói a sua vida pelo trabalho, usando a fortuna que angariou para auxiliar os pobres. Em torno de Jean Valjean giram personagens intensos como a sofrida Fantine, a sua filha Cosette, o jovem apaixonado e republicano Marius... além do órfão Gravouche, do casal Thenardier, e do obstinado inspector da polícia Javert. 

Através das múltiplas personagens que vão cruzando a narrativa, Victor Hugo faz um retrato lento e inexorável da sociedade francesa, num quadro histórico que vai de Waterloo às barricadas de Paris de 1832.

Curiosidade: Os miseráveis é uma das obras mais “filmadas” da história. A primeira adaptação para cinema surgiu em 1907 e a mais recente em 2012.

Nota: Obra disponível para empréstimo na Biblioteca Municipal de Arganil.

Leia, porque ler é um prazer!

1 comentário:

O seu comentário é bem vindo! Partilhe as suas ideias sobre livros e escritores, tente seduzir alguém para o prazer de ler!