terça-feira, 17 de maio de 2016

17 de Maio - Dia Mundial das Telecomunicações e da Sociedade da Informação

O objetivo do Dia Mundial das Telecomunicações e da Sociedade da Informação (WTISD) é ajudar a aumentar a consciência das possibilidades que o uso da Internet e outras tecnologias de informação e comunicação (TIC) pode trazer para as sociedades e economias. A data também tem como objetivo ajudar a reduzir a exclusão digital.

O dia 17 de maio marca o aniversário da assinatura da primeira Convenção Internacional do Telégrafo e a criação da União Internacional de Telecomunicações.

“A Internet é uma das raras criações dos seres humanos que eles não compreendem verdadeiramente. (…) É simultaneamente intangível e em constante estado de mutação, tornando-se maior e mais complexa a cada segundo que passa. É fonte de enormes benefícios e de malefícios potencialmente terríveis, e o seu impacto no cenário mundial ainda mal se alcança. 

(…) A cada minuto, centenas de milhões de pessoas criam e consomem uma quantidade incalculável de conteúdo digital (…). Esta nova capacidade de livre expressão e livre-trânsito de informação deu origem à rica paisagem virtual que hoje conhecemos (…). 

À medida que esse espaço se torna maior, vai mudando com ele a nossa compreensão de quase todas as facetas da vida (…). Através do poder da tecnologia vão caindo velhos obstáculos à interação humana, como a geografia, a língua e as carências de informação, avolumando-se uma nova vaga de criatividade e potencialidade humanas. A adoção maciça da Internet está a impulsionar uma das mais emocionantes transformações sociais, culturais e políticas da História, e(…) os efeitos são, desta vez, plenamente globais. (…)” 

Excerto de A Nova Era Digital
In Superinteressante nº 188 (Dez. 2013)

Livros sobre a temática disponíveis na rede de Bibliotecas de Arganil:

DYSON, Esther - Comportamento e Ética na Internet. Lisboa : Circulo de Leitores, 1998. 333 p. ISBN 972-42-1783-3

PONS, Michèle Mira - A Internet passo a passo. [1ª ed.]. Lisboa : Miosótis, 2005. 47, [1]  p.. ISBN 972-8779-40-2

COX, Michael - A incrível Internet. Lisboa : Europa-América, 2005. 172, [4] p.. ISBN 972-1-05602-2

CONDE, Elsa Maria Quelhas Fernandes - A integração das TIC na biblioteca escolar. Lisboa : Direcção-Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular, 2006. 212 p.. ISBN 972-742-225-X

PORTUGAL. Observatório do Emprego e Formação Profissional - Estudo sobre o impacto das novas tecnologias da informação na criação e supressão de emprego. Lisboa : OEFP, DL 2003. 532 p. ISBN 972-732-824-5

PARKER, Steve - A história da comunicação e da tecnologia da informação, e do modo como mudou o mundo em que vivemos. [Lisboa] : Diário de Notícias, 2003. 6 vol.

DEPARTAMENTOD DE AVALIAÇÃO PROSPECTIVA E PLANEAMENTO DO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO - As tecnologias de informação e comunicação e a qualidade das aprendizagens : estudos de caso em Portugal OCDE. Lisboa, 2002. 149 p. ISBN 972-614-376-4

Para saber mais sobre esta temática consulte:


Leia, porque ler é um prazer!

Sem comentários:

Enviar um comentário

O seu comentário é bem vindo! Partilhe as suas ideias sobre livros e escritores, tente seduzir alguém para o prazer de ler!