terça-feira, 10 de maio de 2016

Gentlemen de Klas Ostergren


Gentlemen transporta o leitor para a Suécia do pós-guerra, a era do jazz, dos combates de boxe, da poesia e da Guerra Fria, abrangendo, contudo, a conjuntura e mentalidade europeias da Europa dessa época. 

Um jovem escritor, arruinado, cheio de ilusões e assustado, esconde-se num apartamento em Estocolmo e decide escrever a história dos anteriores inquilinos, os carismáticos irmãos Morgan, que conhecera um ano antes. Henry Morgan, pugilista, pianista, compositor, empregado de bar, cavalheiro à moda antiga, com uma capacidade digna de Gatsby de transformar a vida numa festa e nenhum talento para guardar segredos, fora seu companheiro de boémia em Estocolmo. Até aparecer Leo Morgan, o irmão mais novo de Henry, poeta de renome, bêbado, provocador político, que arrasta o irmão e o jovem escritor para um escândalo envolvendo tráfico de armas e gangsters. De repente, os três homens vêem-se enredados irreversivelmente numa perigosa teia conspirativa. 

Com um estilo intenso, Gentlemen é uma história muito bem contada, sendo considerada a obra literária mais importante escrita na Suécia dos últimos trinta anos.

Fonte: contracapa do livro

Livro disponível para empréstimo na rede de Bibliotecas do Concelho de Arganil.

Leia, porque ler é um prazer!

Sem comentários:

Enviar um comentário

O seu comentário é bem vindo! Partilhe as suas ideias sobre livros e escritores, tente seduzir alguém para o prazer de ler!