sexta-feira, 1 de junho de 2018

Dia da Criança

Aguarela de John Trentham
Recordações da infância

Saudades! Tenho saudades                                              
Desses tempos que lá vão!
Quando à porta do quinteiro
Eu jogava o meu pião:
Quando no campo corria
Cum papagaio na mão.

Oh, que então eram, na terra,
Tudo venturas pra mim!
Meu pai me dava biscoitos,
Minha mãe beijos sem fim;
Minha avó me defumava
De manhã, com alecrim.

Por entre os prados amenos
Como, contente, eu saltei
Com meu chapéu de dois bicos
Que dum papel arranjei,
E em grosso pau a cavalo,
Mais orgulhoso que um rei!

De ser cristão, nessa idade,
Tendo já nobre altivez,
De papelão com a mitra
Que a mano António me fez,
Ao pé da minha igrejinha
Bispo fui por uma vez.

Nos inocentes folguedos
Eu via o tempo voar;
Se um via vinha um sopapo
Que me obrigava a chorar,
Depois, de mimos coberto,
Eis-me a rir, eis-me a brincar.

Meu pião idolatrado,
Que será feito de ti?
Papagaio da minha`alma,
Há que tempo te não vi!
Doces biscoitos de outrora,
Quem mos dera agora aqui!

Meigos beijos, inocentes,
Como ainda me lembrais!
Cheirosos defumadores,
Que saudades me inspirais!
Meu lindo chapéu de bicos,
Não me enfeitarás jamais.

Grosso pau em que montava,
Em cinzas, talvez, será,
 A mitra, com que fui bispo,
Esfarrapada foi já.
E a minha bela igrejinha
Em que mãos estará!

De infância a negra saudade
Que à desgraça me reduz,
A minh´alma espevitando
Tem quase apagada a luz:
Só vivo até que meu peito,
Às escuras, diga: truz!

Faustino Xavier de Novais in 
Tesouros da Poesia Portuguesa
Lisboa: Verbo, 1994

Sem comentários:

Enviar um comentário

O seu comentário é bem vindo! Partilhe as suas ideias sobre livros e escritores, tente seduzir alguém para o prazer de ler!