terça-feira, 12 de junho de 2018

Recordando Júlio Pomar (1926-2018)

"A pintura era para [Júlio Pomar] uma respiração. E reinventou-a ao correr de mais de sete décadas. Um artista que marcou indelevelmente o século XX português e a nossa História da Arte, morreu, no passado dia 22 de maio, aos 92 anos."
In Jornal de Letras, Artes e Ideias nº 1244 (06.06.2018)
Júlio Pomar, artista plástico, nasceu em 1926 em Lisboa. Formou-se na Escola de Artes Decorativas de António Arroio e nas Escolas Superiores de Belas-Artes de Lisboa e do Porto. Expôs pela primeira vez em 1945, revelando uma tendência neo-realista, sob a influência de Portinari e de alguma pintura muralista mexicana da época. Realizou a primeira exposição individual em 1947 - Pomar, 25 desenhos - em Lisboa. 

Em 1961 foi galardoado com o primeiro Prémio de Pintura da Fundação Calouste Gulbenkian. Para além de Portugal, o seu trabalho alcançou reconhecimento internacional, tendo exposto em Madrid, Barcelona, Paris, Bruxelas, Atenas, São Paulo e Seul entre muitas outras cidades.
"A diversidade "de linguagens, de instrumentos e matérias plásticas", que caracteriza o trabalho de Pomar, mostra a "índole de um artista que nunca receou arriscar, renovando-se, assim recriando a própria noção de arte e das suas disciplinas".
Maria Leonor Nunes In Jornal de Letras, Artes e Ideias nº 1244 (06.06.2018)
Júlio Pomar no fundo documental 
da Biblioteca Municipal Miguel Torga

Livro de poesia publicado por Júlio Pomar em 1992. 

Catálogo da exposição Pomar/Anos 80 organizada pelo Centro de Arte Moderna - Fundação Calouste Gulbenkian, em 1992

O grande fabulário de Portugal e do Brasil, publicado pela editora Fólio em 1961-1962, contém ricas litografias da autoria de Júlio Pomar.

Edição da obra Pantagruel de Rabelais, ilustrada por Júlio Pomar

Edição comemorativa  dos 400 anos da obra D. Quixote de Miguel de Cervantes, com a colaboração do pintor Júlio Pomar, 
publicada pelo Expresso.

Bichos, bichinhos e bicharocos, um livro de poemas da autoria de Sidónio Muralha, com ilustrações de Júlio Pomar.

Visite-nos e explore estas e outras obras que temos disponíveis para si!
Leia, porque ler é um prazer!

Sem comentários:

Enviar um comentário

O seu comentário é bem vindo! Partilhe as suas ideias sobre livros e escritores, tente seduzir alguém para o prazer de ler!