sexta-feira, 19 de outubro de 2018

Sugestão de leitura: Noites no circo de Angela Carter


Noites no circo é o penúltimo romance de Angela Carter e conta a extraordinária e peripatética vida de Sophie Fevvers, uma artista de circo. Angela Carter apresenta nesta aventura circense uma sofisticada e divertida reflexão sobre a agilidade das fronteiras que inventamos para separar o real do ilusório. 

Este romance não só ganhou o prémio Memorial James Tait Black quando foi publicado pela primeira vez em 1984, mas ganhou também o prémio James Tait Black em 2012. 


«Chamo-me Jack Walser, e sou cidadão americano. Ingressei no circo do Coronel Kearney com o objectivo de deleitar o meu público leitor com relatos de uma série de noites no circo e, como palhaço, actuei perante o Czar de Todas as Rússias com grande sucesso. Fui descarrilado por salteadores na Transbaikalia e vivi como feiticeiro entre os nativos durante algum tempo. Permitam que lhe apresente a minha mulher, a Srª Sophie Walser, que até aqui seguia uma carreira triunfante no palco do espectáculo de variados sob o nome de-» 

Fevvers: a célebre beldade das capitais europeias, cortejada por príncipes, retratada por Toulouse Lautrec, a maior trapezista do seu tempo. 

Feverrs: a artista dos indolentes saltos mortais, suspensa entre o século dezanove e o século vinte, entre sonhos antigos e projectos novos, nascida de um irreal abrir de asas. 

Obcecado por ela, constantemente enganado pela magia anarquista de Lizzie, sua confidente e costureira, Jack Walser parte para uma viagem que o levará de Londres à Sibéria, a um universo de perigo e alegria onde a vida não passa de um enorme e delirante jogo. 

Fonte: Badana do livro

Para saber mais sobre a autora e a obra consulte: 
Livro disponível para empréstimo na Rede de Bibliotecas do Concelho de Arganil

Leia, porque ler é um prazer! 

Sem comentários:

Enviar um comentário

O seu comentário é bem vindo! Partilhe as suas ideias sobre livros e escritores, tente seduzir alguém para o prazer de ler!