quinta-feira, 6 de dezembro de 2018

Fundo local enriquecido: Habitação na Beira Serra de Lisete de Matos

"A casa é (...) o espaço privilegiado de reprodução da força física e anímica de que a produção económica carece para produzir mais e melhor. Talvez por isso a habitação constitua um direito (...) e persista como um dos principais símbolos de prestígio e estatuto social, embora o quotidiano apressado de hoje e o individualismo dos costumes se apresentem pouco favoráveis à partilha do espaço doméstico. (...)

A evolução da habitação, que o tempo clima foi exigindo e o tempo devir cimentando, processou-se a acompanhar as necessidades e os modos de vida das famílias e dos povos, em estreita articulação com as características geomorfológicas dos territórios, as conquistas civilizacionais, e o poder económico associado aos itinerários protagonizados. (...)

É pois, enquanto reflexo da atividade humana e componente essencial do património construído e cultural que elegemos a habitação serrana e, por inerência, a respetiva arquitetura de produção (fornos, alambiques, galinheiros, palheiros e currais, moinhos, lagares e tulhas) como objeto de reflexão nesta obra. (...)

Sem sermos especialistas na matéria, trata-se, uma vez mais, de um trabalho muito singelo, com o qual pretendemos partilhar o fascínio com que observamos a paisagem e as aldeias transformadas em repositório de engenho e tenacidade, afeto e história das pessoas e dos seus modos de vida! ... para além de homenagear "os operários em construção" do passado e do presente, pretendemos contribuir para o reforço da identidade e da pertença à serra e à terra ao mesmo tempo que conferimos visibilidade à riqueza e diversidade do património edificado serrano.

Excertos da Introdução por Lisete de Matos

Livro disponível para empréstimo na Rede de Bibliotecas do Concelho de Arganil.

Leia, porque ler é um prazer!

Sem comentários:

Enviar um comentário

O seu comentário é bem vindo! Partilhe as suas ideias sobre livros e escritores, tente seduzir alguém para o prazer de ler!