segunda-feira, 3 de dezembro de 2018

Livro do mês: Macbeth de Jo Nesbo

Passado nos anos 70, numa cidade industrial cinzenta e chuvosa, a força policial da zona está concentrada em acabar com um persistente problema de drogas. Duncan, chefe da polícia, é um idealista e visionário, um sonho para a população e um pesadelo para os criminosos. O comércio das drogas é liderado por dois homens, um dos quais, mestre da manipulação chamado Hécate, tem ligações aos poderes mais altos. E pretende usá-las para conseguir escapar ileso. 

O seu plano consiste em manipular, de forma consistente e persistente, o inspetor Macbeth, um homem já de si susceptível a tendências paranoides e violentas. O que se segue é uma história irresistível de amor e culpa, de ambição política e inveja, que explora os recantos mais negros da natureza humana, assim como as aspirações da mente criminosa. 

Fonte: contracapa do livro

Opinião de leitor

Macbeth de Jo Nesbo insere-se na colecção “Bertrand Shakespeare” e foi fruto de um desafio lançado pela editora Hogart que convidou os seus autores a recriar em romance peças de Shakespeare, como forma de assinalar os 400 anos da morte deste famoso dramaturgo. Mesmo para aqueles que não têm conhecimentos profundos sobre a obra Shakesperiana a analogia é fácil de identificar: Nomes de personagens, locais, situações…
O livro não foi o melhor de Jo Nesbo que já li. É um policial, em que há uma grande disputa pelo poder e ao longo do enredo parece constantemente que os bons não vingam... e mesmo quando se chega ao final da história, com o desaparecimento de cena de Macbeth, quando finalmente parece que o bem vai triunfar, ali ficam as pontas soltas... recordando "os recantos mais negros da natureza humana"...
Miriel de Vocht

Para saber mais consulte:

Livro disponível para empréstimo na Rede de Bibliotecas do Concelho de Arganil.

Leia, porque ler é um prazer!

Sem comentários:

Enviar um comentário

O seu comentário é bem vindo! Partilhe as suas ideias sobre livros e escritores, tente seduzir alguém para o prazer de ler!