terça-feira, 2 de abril de 2019

Enid Blyton: Segredos, mistérios e muita aventura


Já passaram mais de 120 sobre o nascimento da famosa escritora Enid Blyton que ao longo de gerações fascinou e encantou leitores jovens e menos jovens com os seus livros cheios de aventuras e peripécias. Ao longo da sua vida Enid Blyton publicou mais de 800 livros e ainda hoje as aventuras das colecções “os Cinco”, “ Os sete”, “As gémeas no colégio de Santa Clara” ou “O colégio das 4 torres” povoam o imaginário de muitas pessoas.

Será que atualmente as crianças e os jovens ainda se deixam cativar por estes emblemáticos livros? Em Portugal não se sabe, mas nas Bibliotecas Públicas Inglesas Enid Blyton é, a par de Roald Dahl, a autora mais requisitada.

Muito embora as aventuras de Blyton se reportem a um tempo onde as tecnologias ainda eram incipientes e a sua presença nos enredos literários era quase inexistente, as suas histórias despoletam todo um imaginário capaz de nos transportar e envolver nas aventuras, como se também o leitor delas fizesse parte. Cremos que os seus livros continuam a ter o poder de encantar, no entanto é necessário dar a conhecê-los e desafiar crianças e jovens a lê-los.

De acordo com Cláudia Sousa Pereira[1], e considerando o “generation gap” desde a publicação da obra de Enid Blyton, é necessário levar a sua obra aos leitores, dando-lhe uma contextualização histórica da autora e dos seus referentes contribuindo assim para a sua motivação leitora e reduzindo o afastamento dos leitores pelo factor de falta de contemporaneidade. Uma vez ultrapassados esses “obstáculos” o suspense das aventuras vividas pelas personagens de Blyton, a relação de camaradagem entre os mesmos, os retratos vívidos, os diálogos e situações empolgantes, a simplicidade e o ritmo da escrita oferecem todos os ingredientes necessários para proporcionar ao jovem leitor uma boa e envolvente experiência literária.

As colecções mais emblemáticas:

Os Cinco

Os Cinco é provavelmente a colecção mais conhecida da escritora Enid Blyton. Editada pela primeira vez em 1942, é composta por 21 títulos.
Júlio, Ana, David, Zé (Maria José) e o cão Tim, são os amigos que compõem os "Famosos Cinco" sempre prontos para viver grandes aventuras durante as suas férias escolares.

Os Sete

O Clube dos Sete é composto pelo líder da sociedade Pedro, a irmã de Pedro, Joaninha, Jaime, Bárbara, Jorge, Paulina e Carlos. Os livros relatam as aventuras do grupo durante o período escolar.

As Gémeas

As Gémeas é uma colecção de doze livros sobre o colégio interno de Santa Clara perto de Londres, sendo seis escritos pela autora de literatura infantojuvenil Enid Blyton, três por Pamela Cox também inglesa, e três pela autora portuguesa Sara Rodi, que lia a colecção em criança

O colégio das Quatro Torres

O colégio das Quatro Torres é uma colecção de doze livros cujas histórias se passam num colégio interno só de raparigas na Cornualha, e tem como personagens principais Diana Rivers, Celeste Hope, Alice Johns, Benedita Maria Lacey, Milu e as suas colegas.

Noddy

Noddy é uma personagem fictícia criada por Enid Blyton, originalmente publicada de 1949 até 1963. Foram criadas várias séries televisivas baseadas nesta personagem.
Noddy foi publicado pela primeira vez em 1949, com ilustrações de Harmsen van der Beek, um artista holandês.

Bibliografia consultada:

Enid Blyton (1897-1968) : 75 anos de Os cinco/ coord. Rogério Miguel Puga. – Lisboa : Biblioteca Nacional de Portugal, 2017.

Descubra mais sobre o mundo de Blyton nos seguintes links:

Na Rede de Bibliotecas do Concelho de Arganil existem imensas obras da autoria de Enid Blyton disponíveis para empréstimo. Segue o link e descobre quais!

Lê, porque ler é um prazer!



[1] In Enid Blyton (1897-1968) : 75 anos de Os cinco

Sem comentários:

Enviar um comentário

O seu comentário é bem vindo! Partilhe as suas ideias sobre livros e escritores, tente seduzir alguém para o prazer de ler!