sexta-feira, 17 de maio de 2019

Dia Mundial das Telecomunicações e da Sociedade da Informação

O objetivo do Dia Mundial das Telecomunicações e da Sociedade da Informação (WTISD) é ajudar a aumentar a consciência das possibilidades que o uso da Internet e outras tecnologias de informação e comunicação (TIC) pode trazer para as sociedades e economias. A data também tem como objetivo ajudar a reduzir a exclusão digital.

O dia 17 de maio marca o aniversário da assinatura da primeira Convenção Internacional do Telégrafo e a criação da União Internacional de Telecomunicações. 

Durante as últimas três décadas, a Internet transformou-se num recurso mundial sem paralelo, que engloba os mundos do saber e do lazer. Com milhões de utilizadores no mundo inteiro, é um meio de comunicação que não para de se desenvolver. Está na base das nossas sociedades cada vez mais interdependentes e interligadas, estimula a economia mundial, incentiva as trocas e o comércio e contribui para a melhoria dos cuidados de saúde, da produção alimentar e da educação. 

Também na literatura, quer seja de ficção ou não ficção, esta temática tem estado presente, e são cada vez mais os autores que nas suas obras se debruçam sobre as potencialidades e desafios das novas tecnologias na vida das sociedades e dos seus cidadãos. 

Eis algumas das nossas sugestões:

Em Negócios à velocidade do pensamento: com um sistema nervoso digital, o presidente da Microsoft, Bill Gates, defende que a tecnologia contribui para uma melhor gestão das empresas e assegura que, num futuro próximo, revolucionará a natureza das actividades comerciais. O êxito, diz Bill Gates, será alcançado por todos aqueles que criem um «sistema nervoso digital», capaz de unificar a gestão de operações, vendas e informação, permitindo uma maior rapidez na tomada de decisões e na adopção de estratégias e optimizando a aprendizagem.

Fonte: www.bertrand.pt
Ganhar com o Facebook de Brian Carter
Hoje em dia as pessoas não se limitam a "estar" no Facebook. Na verdade, é um dos lugares onde estão mais envolvidas.
O marketing no Facebook já não é opcional - mas a área está cheia de exageros, tolices e soluções falsas que não dão resultados. Este livro dá-lhe o que realmente precisa: um plano completo, passo a passo, para maximizar o seu retorno no Facebook.

Fonte: www.bertrand.pt

O círculo de Dave Eggers

No dia em que Mae Holland é contratada para trabalhar no Círculo, a empresa de Internet mais influente do mundo, sabe que lhe concederam a oportunidade da sua vida.

Através de um inovador sistema operativo, o Círculo unifica endereços de e-mail, perfis de redes sociais, transações bancárias e códigos de utilizador, construindo uma identidade virtual única no sentido da criação de uma nova era de transparência.

Mae Holland entusiasma-se com a atividade da empresa e sente-se feliz por nela participar. No entanto o que começa como uma fascinante história de ambição profissional e idealismo depressa se transforma num romance de suspense que coloca algumas das mais entusiásticas questões da atualidade: o papel da memória, o passado, a privacidade, a democracia e os limites do conhecimento.

Fonte: adaptado da contracapa do livro

Jogos de Raiva de Rodrigo Guedes de Carvalho
Um homem levanta a voz acima da algazarra de conversas. E pede que ponham mais alto o som do televisor do restaurante. É então que todos reparam no que ele vê. Não percebem ou não acreditam. E na rua, no bairro, na cidade, no país, homens, mulheres e crianças vão-se calando. Está por todo o lado, a imagem horrível e hipnotizante. O homem que pediu silêncio leva as mãos à cara e pensa: como chegámos aqui?

A era da comunicação global trouxe inimagináveis maravilhas. Partilhas imediatas de ensinamentos, denúncias e solidariedades. Mas permitiu também que saísse das cavernas uma realidade abjecta. Insultos, ameaças, ironias maldosas. Nunca, como hoje, a semente do ódio foi tão espalhada. 

É sobre este pano de fundo que se conta a história de uma família. Três gerações a olhar para um futuro embriagado num estado de guerra. Uma família que esconde, enquanto puder, um segredo. 
Jogos de Raiva traça duros retratos sem filtro sobre medos e remorsos, sobre o racismo, a depressão, a sexualidade, o jornalismo, a adopção, a arte e a amizade. E o poder das histórias. 
É sobre a urgência da confiança, da identidade e do amor. 
É um livro sobre todos nós, à deriva num novo mundo.

Fonte: contracapa do livro

Livros disponíveis para empréstimo na Rede de Bibliotecas do Concelho de Arganil.

Leia, porque ler é um prazer!

Sem comentários:

Enviar um comentário

O seu comentário é bem vindo! Partilhe as suas ideias sobre livros e escritores, tente seduzir alguém para o prazer de ler!