quinta-feira, 9 de maio de 2019

Opinião de leitor: Chamavam-lhe Grace de Margaret Atwood


Margaret Atwood é uma das escritoras canadenses de maior renome, tendo publicado mais de 40 livros de ficção, poesia e ensaio. A história de uma serva (1985) é uma das suas obras mais conhecidas.

Chamavam-lhe Grace, publicado em 1996, foi vencedor do Giller Prize do mesmo ano e, relata, baseada em factos verídicos, a história de Grace Marks, envolvida nos assassínios de Thomas Kinnear, o seu patrão, e Nancy Montgomery, a sua governanta, em 1843.

Grace Marks e James McDermott foram condenados pelo crime. McDermott foi executado e, Grace condenada a prisão perpétua na penitenciária de Kingston. Apesar de ao longo dos anos muitos se terem debruçado no estudo e análise deste caso, até hoje, não é certo quão envolvida Grace Marks esteve nestes crimes. O romance Chamavam-lhe Grace dá ao leitor a oportunidade de fazer o seu próprio julgamento.

A narrativa acompanha o percurso de Grace nos anos que antecedem ao crime e nos anos em que esteve na prisão. Durante este período houve sempre quem acreditasse na inocência de Grace e tentasse prová-la. Assim um grupo de defensores de Grace pede ajuda ao Dr. Simon Jordan, um especialista em saúde mental, que vai tentar ouvir a história de Grace e tentar fazê-la recordar/ libertar as memórias esquecidas.

Cada capítulo é iniciado com uma pequena ilustração e com a transcrição de citações diversas. O romance desenvolve-se a um ritmo agradável e a forma como está escrito, de certa forma deixando ao leitor a decisão sobre a inocência ou não da protagonista, torna a leitura deste livro fascinante e extremamente envolvente.

Um livro cuja leitura recomendo.

Miriel de Vocht

Livro disponível para empréstimo na Rede de Bibliotecas do Concelho de Arganil.

Leia, porque ler é um prazer!

Sem comentários:

Enviar um comentário

O seu comentário é bem vindo! Partilhe as suas ideias sobre livros e escritores, tente seduzir alguém para o prazer de ler!