terça-feira, 27 de agosto de 2019

Livro em destaque: Ursamaior de Mário Claúdio


"Ursamaior" conta a história de um homicídio que teve lugar na cidade do Porto em 1994. Uma estudante de Medicina foi assassinada pelo antigo namorado em pleno Instituto de Biomédicas. O caso foi amplamente noticiado e Mário Cláudio interessou-se por ele. Após várias visitas ao homicida na prisão, onde contactaria também com outros presos, escreve este romance, a que o próprio chama "psico-reportagem", sobre o mundo que os muros da prisão encerram. 
«Não há tristeza maior do que a de ser-se condenado por um crime que não se cometeu. Aguentei como um homem a leitura da sentença, feita por um juiz que revelava nas ventas o asco que sentia por mim. Quando me apercebi da dureza da pena que me ara imposta, o chão fugiu-me por debaixo dos pés, pareceu-me tudo fosco, e apeteceu-me escacar a tralha à minha volta. Mas contive-me (…), comprometendo-me diante do que há de mais sagrado a que não perderiam eles pela demora em me pagar, bem paga, a cilada em que caíra.»
Nota biográfica: Mário Cláudio, de nome verdadeiro Rui Manuel Pinto Barbot Costa, nasceu no Porto, em 1941. Formado em Direito pela Universidade de Coimbra, onde se diplomou também como bibliotecário-arquivista, e master of Arts em biblioteconomia e Ciências Documentais pelo University College de Londres, revelou-se como poeta com o volume Ciclo de Cypris (1969). 

Autor de uma vasta obra literária foi distinguido com inúmeros prémios, entre os quais Grande Prémio de Romance e Novela, da Associação Portuguesa de Escritores, Prémio PEN-Clube Português e o Prémio Pessoa.

Em 2019 o autor celebra 50 anos de vida literária.

Aceda ao catálogo da Rede de Bibliotecas do Concelho de Arganil e descubra que outras obras do autor temos disponíveis para si!

Leia, porque ler é um prazer!

Sem comentários:

Enviar um comentário

O seu comentário é bem vindo! Partilhe as suas ideias sobre livros e escritores, tente seduzir alguém para o prazer de ler!