De família com tradição da Marinha, e pai comandante da Marinha Mercante, o mar parecia ser o seu destino. Foi cadete ainda jovem, viajando na Sagres até ao Brasil e depois para África. Começa a escrever poesia aos 16 anos. Após frequentar a Universidade de Lisboa, faz o curso de Engenharia, no Porto, integrando-se na então chamada Junta Autónoma das Estradas.
A sua estreia literária remonta a 1939, com a publicação do poema “Nevoeiro”, e do ensaio “Em pról da poesia chamada moderna”, ambos sob o pseudónimo de Teles de Abreu.
O primeiro conto, "Porto Grande", é publicado em 1942, ano em que publica também o seu primeiro livro de poemas, Perseguição, iniciando a sua colaboração nos Cadernos de Poesia, 2ª. Época, além de outras revistas literárias, como Aventura, na qual publica um ensaio sobre Artur Rimbaud. Colabora em várias revistas nos anos 40 e 50, e trabalha também para editoras como Portugália, Ulisseia e Livros do Brasil. Foi professor nas Faculdades de Letras de Assis e de Araraquara, no Brasil (entre 1959 e 1965), e depois nos Estados Unidos, em Madison, no Wisconsin (1965-1970) e na Universidade da Califórnia, em Santa Barbara (1970-1978), cidade onde faleceu a 4 de junho de 1978.
A sua obra além da poesia, abarca o conto (Andanças do demónio e Novas andanças do demónio, Os grão-capitães), o romance (Sinais de fogo), o teatro (O Indesejado, Mater imperialis, Amparo de mãe, etc.), e a tradução de obras de ficção. Tem também vasta obra no domínio do ensaio e da crítica literária, cinematográfica e teatral.
“Raramente se terão harmonizado, numa mesma personalidade, o poeta, o dramaturgo, o ficcionista, o crítico, o ensaísta, o erudito, o investigador, o historiador da cultura, o professor, o engenheiro, o cidadão do mundo… Jorge de Sena, sendo tudo isto, e em tudo o poeta que sempre se disse, foi mais do que Jorge de Sena”
Jorge Fazenda Lourenço in O essencial sobre Jorge de SenaConsulte o catálogo da Rede de Bibliotecas do Concelho de Arganil para saber que livros temos de e sobre Jorge de Sena, disponíveis para si!
Leia, porque ler é um prazer!
Sem comentários:
Enviar um comentário
O seu comentário é bem vindo! Partilhe as suas ideias sobre livros e escritores, tente seduzir alguém para o prazer de ler!