quarta-feira, 11 de dezembro de 2019

Fundo local enriquecido: Mosteiro de S. Pedro de Folques de A. C. Quaresma Ventura

VENTURA, A. C. Quaresma - Mosteiro de S. Pedro [de] Folques
Folques: Fábrica da Igreja Paroquial, 2019

Editado pela Fábrica da Igreja Paroquial, o livro "Mosteiro de S. Pedro [de] Folques", da autoria de A. C. Quaresma Ventura, pretende divulgar um património antigo, mas pouco conhecido, procurando também esclarecer algumas informações históricas que têm sido incorrectamente divulgadas, bem como dar a conhecer aspectos até agora desconhecidos.

O prefácio da obra é do Dr. Paulo Jorge Fernandes, professor do departamento de História da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Nele para além do enaltecimento do autor pelo seu papel na divulgação da história local, faz-se também a síntese do que este livro nos oferece:

"É com grande prazer e fruição intelectual que também podemos aprender sobre a História do Mosteiro de São Pedro de Folques, das suas origens, próximas da própria fundação da nacionalidade portuguesa até ao século onde vivemos. A. Ventura vai mais longe e dedica-se também a apresentar-nos os lugares e aldeias vizinhos (...) pode-se ainda percorrer alguns aspectos da História menos conhecida das aldeias do Bocado, do Monte Redondo, da Póvoa de Folques e do Salgueiro, bem como preciosos apontamentos da História de Folques e de Arganil com os seus santos e mártires, homens e mulheres de negócios e políticos, que de uma forma ou de outra marcaram a vida de todos estes lugares ao longo dos tempos."
Excerto do prefácio

O livro apresentado encontra-se disponível para empréstimo na Rede de Bibliotecas de Arganil e pode ser adquirido na livraria da Biblioteca Municipal de Arganil.

Leia, porque ler é um prazer!

Sem comentários:

Enviar um comentário

O seu comentário é bem vindo! Partilhe as suas ideias sobre livros e escritores, tente seduzir alguém para o prazer de ler!