terça-feira, 3 de dezembro de 2019

PISA 2018


O Programme for International Student Assessment (PISA), desenvolvido pela OCDE, visa avaliar se os alunos de 15 anos – idade em que, na maior parte dos países participantes, os alunos se encontram no final da escolaridade obrigatória – estão preparados para enfrentarem os desafios da vida quotidiana. 

O PISA foi concebido para avaliar se os alunos conseguem mobilizar as suas competências de Leitura, de Matemática ou de Ciências na resolução de situações relacionadas com o dia-a-dia. Trata-se do estudo mais abrangente a nível internacional e os seus resultados indicam a qualidade e equidade dos resultados de aprendizagem obtidos em todo o mundo, permitindo que educadores e decisores políticos aprendam com as políticas e práticas aplicadas noutros países. 

O PISA 2018 abrangeu 79 países, entre os quais Portugal. Foram inquiridos 5932 alunos e 5452 professores, entre 276 escolas de todas as regiões do país. 
São várias as conclusões que este relatório permite retirar quanto àquilo que pode ser o retrato da educação em Portugal, que aparece nos vigésimos lugares da lista nas três áreas avaliadas. Em traços gerais, as notícias continuam a ser positivas para o país, que mantém médias acima da OCDE. Mas, desta vez, desceu ligeiramente nos conhecimentos de Leitura e significativamente em Ciência. (DN)
Para saber mais sobre os resultados deste estudo consulte:

Jovens portugueses reforçam resultados acima da média da OCDE por Catarina Reis - Diário de Notícias

Sem comentários:

Enviar um comentário

O seu comentário é bem vindo! Partilhe as suas ideias sobre livros e escritores, tente seduzir alguém para o prazer de ler!