terça-feira, 10 de dezembro de 2019

Sala Jovem: Temas atuais

Ao longo de 2019 muitas foram as aquisições de livros para a Sala Jovem da tua Biblioteca. Ficção de autores portugueses e estrangeiros não tem faltado. A par dos romances, thrillers, policiais entre outros, tem também havido a preocupação de enriquecer o fundo documental com livros cujo conteúdo remete para os temas em destaque na atualidade. 

Aqui fica a apresentação de alguns desses livros:

ADICHIE, Chimamanda Ngozi - Todos devemos ser feministas
3ª ed. Alfragide : Dom Quixote, D.L.2017.
ISBN 978-972-20-5743-1


Neste ensaio pessoal - adaptado de uma conferência TED - Chimamanda Ngozi Adichie apresenta uma definição única do feminismo no século XXI. A escritora parte da sua experiência pessoal para defender a inclusão e a consciência nesta admirável exploração sobre o que significa ser mulher nos dias de hoje. Um desafio lançado a mulheres e homens, porque todos devemos ser feministas.

Fonte: contracapa do livro

YUN, João Lin - Como arrefecer o planeta
1ª ed. Lisboa : Presença, 2008
ISBN 978-972-23-3955-1
Nos últimos tempos tem-se assistido ao debate em torno do planeta Terra, da sua sustentabilidade e preservação num futuro próximo. (…) João Lin Yun faz uma análise ao equilíbrio da Terra e à sua relação com o sol em termos energéticos, aborda o efeito de estufa, o papel regulador dos oceanos e aponta soluções como reduzir as emissões sem parar a economia, reflorestar, o recurso a novas fontes de energia e sugestões para arrefecer o planeta. O autor termina com os riscos que Portugal já está a sofrer e como irá sair afectado com o aquecimento e conclui com um capítulo onde incentiva a reflexão e mudança de postura de cada um de nós. Uma obra vital e incontornável para o bem-estar e continuidade de todas as espécies.

Fonte: contracapa do livro
MELO, Rui - O poder dos adolescentes, o poder das escolhas. 
2ª ed. Lisboa : Guerra & Paz, 2017
 ISBN 978-989-702-333-0
Estar na adolescência é como ser turista numa das fases da vida. Só que esta em que estás é a mais especial de todas. Tu tens o poder das escolhas. Sabes o que queres para ti? E o que não queres? Este livro vai ajudar-te na maravilhosa aventura de descoberta do teu caminho.
Encontra os poderes da sensibilidade, do desejo, da coragem, da palavra, do elogio... e tantos outros que podem tornar a tua vida melhor.
Os teus pais e avós já foram adolescentes, o autor deste livro também, mas tu és um adolescente mais bem preparado, um cidadão do mundo global. Dá uso aos teus poderes e descobre a felicidade que há em ti. És um ser único, és um ser fantástico.

Fonte: contracapa do livro

Livros disponíveis para empréstimo na Rede de Bibliotecas do Concelho de Arganil.

Lê, porque ler é um prazer!

Sem comentários:

Enviar um comentário

O seu comentário é bem vindo! Partilhe as suas ideias sobre livros e escritores, tente seduzir alguém para o prazer de ler!