terça-feira, 2 de fevereiro de 2021

"Se numa noite de inverno um viajante" de Italo Calvino



CALVINO, Italo - Se numa noite de inverno um viajante.
Porto : Publico, 2002.
ISBN 84-8130-508-1

"Se numa noite de inverno um viajante" de Italo Calvino foi uma das obras apresentadas na sessão dos amigos de ler em Janeiro, que teve como tema "labirinto". Fica o convite à sua leitura!

Este livro é na verdade um verdadeiro labirinto, embora a palavra não esteja explicita em nenhuma das suas página, onde se fala de livros, de leitores, de escritores, de bibliotecas e livrarias.

A busca das palavras adequadas para exprimir o que o escritor pretende dizer é um verdadeiro quebra cabeças, muitas vezes inglório pois terá de se submeter à interpretação que o leitor faz das palavras escolhidas pelo escritor.

A luta do escritor para separar o que é imaginado do que é a realidade funde-se nas palavras que escolhe para construir o texto, que depois, quando é lido, transmite esse labirinto de palavras conduzindo o leitor à mesma luta existencial de misturar a realidade que vive, com a sua capacidade imaginativa, juntando ainda os conhecimentos que a sua biblioteca interior lhe transmite através dos livros que já leu.

Nos corredores labirínticos das bibliotecas, os livros aguardam a escolha do leitor. Contudo o leitor tem dentro de si o seu próprio labirinto que o leva a percorrer esses corredores de estantes onde os livros esperam a sua decisão, como tão bem o autor nos dá a conhecer nas páginas deste livro.

Gostaria de deixar aqui um pequeno excerto do livro, devo no entanto confessar que não foi fácil fazer a escolha. Depois de muito ponderar escolhi esta passagem que me parece bastante significativa.

«Eu também sinto a necessidade de reler os livros que já li, diz um terceiro leitor, mas em cada releitura parece-me ler pela primeira vez um livro novo. Serei eu que continuo a mudar e vejo coisas novas que antes não tinha notado? Ou a leitura é uma construção que ganha forma juntando um grande número de variáveis e não se pode repetir duas vezes de acordo com o mesmo desenho? Sempre que tento reviver a emoção de uma leitura anterior, obtenho impressões diferentes e inesperadas, e não reencontro as anteriores»

Na verdade, o livro “Se Numa Noite de Inverno Um Viajante” de Italo Calvino é um labirinto de ideias à volta do que é o Livro, a Leitura e o Leitor e como estas três palavras e os seus significados influenciam o Escritor, que é também Leitor.

Margarida Fróis

Livro disponível para empréstimo na Rede de Bibliotecas do Concelho de Arganil.

Leia, porque ler é um prazer!

Sem comentários:

Enviar um comentário

O seu comentário é bem vindo! Partilhe as suas ideias sobre livros e escritores, tente seduzir alguém para o prazer de ler!