terça-feira, 24 de julho de 2012

Divulgando o fundo local II: A serra e a cidade

A serra e a cidade, livro da autoria da Prof. Dra. Maria Beatriz Rocha Trindade, professora catedrática na Universidade Aberta, onde fundou o Centro de Estudos das Migrações e das Relações Interculturais, é fruto da paixão da autora pelo movimento regionalista.

O livro fala-nos do “que tem sido a luta dos nossos conterrâneos pelo desenvolvimento das suas aldeias, situadas numa zona do interior do país, onde há 50 anos faltava tudo o que se refere a desenvolvimentos e benefícios públicos.[1]

Com informações de interesse cronológico, profissional e local a autora de A serra e a cidade soube interpretar os sentimentos e as aspirações dos nossos regionalistas”, “sintetizando a história do movimento migratório” das populações do interior do país “e a acção das populações migrantes na sua ligação às origens”, nomeadamente o surgimento do que se chamou o movimento regionalista, “que em Lisboa criou centenas de colectividades que tanto têm contribuído para que as suas aldeias hoje quase desertificadas, não morram e antes progridam à custa dos melhoramentos que essas colectividades ali vão construindo.”[2]

A obra é valorizada com fotografias de Jorge Barros e com prefácio de João Alves das Neves.

“… é nosso propósito mostrar ao grande público o que é realmente o Regionalismo das comunidades originárias das povoações da Serra do Açor, abrangidas nos três concelhos de Arganil, Góis e Pampilhosa da Serra; mas foi decidido que o estilo da obra (…) assentasse, também, na percepção visual das imagens que apresenta (…)

Em síntese, pretendeu-se que o trabalho realizado pudesse suscitar o saboreio estético da realidade que se pode observar naquela lindíssima região do País, prestando simultaneamente um tributo e o muito apreço pela acção dedicada que os Regionalistas desenvolvem, desde há décadas e onde quer que se encontrem, para fazer sobreviver as comunidades de origem e para melhorar a qualidade de vida das populações residentes. (…)”

Excerto da nota prévia da autora

Leia, porque ler é um prazer!
 


[1] António Lopes Machado in A Comarca de Arganil nº 11900 (14.04.2011)
[2] António Lopes Machado in Jornal de Arganil nº 4248 (06.05.2011)

Sem comentários:

Enviar um comentário

O seu comentário é bem vindo! Partilhe as suas ideias sobre livros e escritores, tente seduzir alguém para o prazer de ler!