quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Novidades na Biblioteca: colecção Aprender/ Fazer Ciência

No âmbito das comemorações do Dia Nacional da Cultura Cientifica que decorre nas Bibliotecas do Concelho de 18 a 27 de novembro, a Biblioteca Municipal apresenta as seguintes novidades bibliográficas da colecção aprender/ fazer ciência da Gradiva:
São 5 livros que de uma forma simples e apelativa convidam os leitores a percorrer os caminhos da ciência e da física de forma divertida e rica em imaginação. 

COLE, K. C. - Primeiro constrói-se uma nuvem : e outras reflexões sobre a física como modo de vida. 1ª ed. Lisboa : Gradiva, 2002. 234 p. ISBN 972-662-830-X 

Embora a física seja desde há muito algo misterioso e complexo, K. C. Cole transforma-a em filosofia e poesia. Cole conduz-nos numa viagem ao mundo das maravilhas da física, partilhando connosco as suas conversas com mentes científicas lendárias como Richard Feynman, os irmãos Oppenheimer, Victor Weisskopf e Philip Morrison. 

FIOLHAIS, Carlos - Nova física divertida. 1ª ed. Lisboa : Gradiva, 2007. 194 p. ISBN 978-989-616-159-0 

A Nova Física Divertida aborda a paradoxal teoria quântica e a extraordinária teoria da relatividade, revelando os avanços da física até aos nossos dias. Essas teorias, com as espantosas experiências que as confirmaram, mudaram a nossa visão do mundo - desde os núcleos atómicos às estrelas - e o modo como nele vivemos: agora vivemos melhor! 

Carlos Fiolhais recorreu à sua singular capacidade de comunicação e ao seu conhecido sentido de humor para realizar uma obra de um rigor científico e uma qualidade didáctica admiráveis. 

FISHER, Len - Como ensopar um donut. 1ª ed. Lisboa : Gradiva, 2005. 289 p. ISBN 989-616-000-7 

Como ensopar um donut é um livro que oferece respostas científicas para questões tão familiares como o melhor modo de ensopar um biscoito, a forma de verificar rapidamente uma conta de supermercado, a utilização eficaz de ferramentas de bricolage e a aplicação das leis da termodinâmica à cozedura de um ovo perfeito. Ensina o leitor a apanhar uma bola cientificamente, explica-lhe quais os vegetais que absorvem mais molho e até o modo como a ciência pode melhorar a sua vida sexual. 

A ciência está em toda a parte e este livro brilhante mostra-lhe onde a encontrar e como lhe dar bom uso. 

GAMOW, George ; STANNARD, Russell - O novo mundo do sr. Tompkins. 1ª ed. Lisboa : Gradiva, 2005. 279 p. ISBN 989-616-030-9 

O Sr. Tompkins está de volta! 

Este empregado bancário bem-educado, distraído e de imaginação fértil, tem inspirado, conquistado e ensinado os mais jovens e os mais velhos desde a publicação de As Aventuras do Sr. Tompkins, de George Gamow, em 1965. Ele está agora de volta num novo conjunto de aventuras em que explora os limites extremos do Universo - o mais pequeno, o maior, o mais rápido, o mais longínquo. Através das suas experiências e dos seus sonhos, estamos perto dele observando e participando na dança feliz dos mistérios cósmicos: a relatividade de Einstein, efeitos bizarros na proximidade da velocidade da luz, o nascimento e a morte do Universo, buracos negros, quarks, antimatéria, o mundo desfocado dos quanta, o jogo de demolição dos desintegradores de átomos e o mistério cósmico mais fantástico de todo... o amor. 

Os porquês dos quês : perguntas e respostas sobre ciência do quotidiano. 1ª ed. Lisboa : Gradiva, 2001. 254 p. ISBN 972-662-777-X 

A revista New Scientist, na sua mais famosa secção, «The Last Word», convida os leitores a fazerem perguntas e a darem respostas sobre questões de ciência. Neste volume, durante longo tempo nas listas dos livros mais vendidos, reúnem-se as mais interessantes dessas questões, abarcando um variadíssimo leque de assuntos, muitos deles aparentemente triviais, desde plantas e animais até ao corpo humano, aparelhagens, mecanismos, invenções, peripécias e fenómenos de «todos os dias» 

Divertido e cheio de imaginação, um livro que alimenta a curiosidade, desafia a inteligência, promove a imaginação. 

Leia, porque ler é um prazer!

Sem comentários:

Enviar um comentário

O seu comentário é bem vindo! Partilhe as suas ideias sobre livros e escritores, tente seduzir alguém para o prazer de ler!