segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Novidade na Biblioteca: Nómada de Stephenie Meyer




Nómada/ Stephenie Meyer
Alfragide, Edições Gailivro, 2009
ISBN 978-989-557-577-0




Nómada é um livro surpreendentemente envolvente e arrebatador. A história está escrita de forma soberba e envolve o leitor do princípio ao fim, como se de um personagem se tratasse. É impossível não nos deixarmos tocar. Os sentimentos das personagens principais, misturam-se com os nossos, somos tomados de alegrias, dúvidas, hesitações, felicidades e tristezas consoante a história vai evoluindo e nos vamos familiarizando com Noa e Melanie, Jared e Jamie, Jeb e Ian.

O mundo, tal como o conhecemos, foi invadido pelas Almas, uma espécie de alienígenas que fazem dos humanos seus hospedeiros. Fisicamente tudo se mantém, mas a mente dos hospedeiros é subjugada pelas Almas.

Depois de um traumático acidente Melanie foi sujeita a uma inserção. Uma alma foi implantada na base do seu crânio, porém, contrariamente ao esperado a sua mente resiste e não se deixa subjugar por Nómada, a Alma invasora à qual o seu corpo fora entrega. As duas coabitam no mesmo corpo. Nómada tem por missão descobrir nas memórias de Melanie pistas sobre humanos resistentes, e Melanie por seu turno quer cumprir a promessa de reencontrar o seu irmão Jamie e o seu amado, Jared.

“A Alma deslizou com suavidade para o espaço que lhe era oferecido. Vade admirou a destreza com que ela se apossava da nova casa. Os filamentos enroscavam-se firmemente onde deviam, em torno dos centros nervosos, e alguns alongavam-se para alcançar pontos que ele não conseguia ver, mais profundos, subindo até ao cérebro, aos nervos ópticos e aos canais auditivos.”

O desenrolar da história faz de ambas aliadas involuntárias e juntas encetam a busca pela resistência humana, fugindo a um inimigo comum. As memórias de Melanie conduziram Nómada e Melanie ao deserto, onde acabam por sucumbir sob o calor e a sede e são capturadas por um grupo de resistentes, liderado por Jeb, que fizeram do subsolo o seu lar e refúgio.

Era necessário decidir o que fazer com o corpo de Melanie, invadido por uma Alma. A sua captura era já motivo de discórdia entre a comunidade e a sua presença ali poderia significar uma ameaça para todo o grupo. O que fazer? A decisão sobre o futuro de Nómada e Melanie cabe a Jared.

“- A decisão cabe ao Jared. (…)
- Jeb, eu não… - começou Jared a retorquir.
- Ela é da tua responsabilidade, Jared – afirmou Jeb, num tom firme. – É evidente que podes contar com a minha ajuda (…). Mas, no que respeita a decisões, a tarefa é exclusivamente tua.”

Sem comentários:

Enviar um comentário

O seu comentário é bem vindo! Partilhe as suas ideias sobre livros e escritores, tente seduzir alguém para o prazer de ler!