segunda-feira, 24 de agosto de 2009

O leitor de Bernhard Schlink



SCHLINK, Bernhard - O leitor. 3ª ed. Porto : Asa, 2007. 143, [1] p. ISBN 978-972-41-2009-6





Michael Berg é alemão da segunda geração após a 2ª Guerra Mundial. Na sua adolescência conheceu uma mulher que o iniciou nos segredos da sexualidade e de quem se tornou amante. Nos seus encontros, tornou-se hábito o rapaz ler em voz alta para a amante. Um dia Hanna Schmitz desaparece. Anos mais tarde durante a sua licenciatura em Direito, Michael participa num Seminário sobre os campos de concentração nazis. Aí tem oportunidade de assistir ao julgamento de um grupo de ex-guardas que prestou serviço em Auschwitz. Qual não foi o seu espanto quando entre elas reconhece Hanna. Conhece então uma nova faceta da mulher que foi sua amante. As atitudes que ela toma em tribunal intrigam-no já que Hanna parece não se querer defender, pelo contrário os argumentos que usa prejudicam-na. De raciocínio em raciocínio Michael descobre que Hanna não sabe ler tendo escondido ao longo da vida a sua ignorância. Michael percebe então muitas das atitudes de Hanna ao longo do período em que se amaram e durante o julgamento, onde preferiu ser condenada a permitir que descobrissem a realidade.

No dia em que deveria ser libertada Hanna suicidou-se na sua cela. Quando Michael aparece para a levar é um cadáver que lhe apresentam.

Ao conhecer melhor a vida que levou na prisão percebe como a vida daquela mulher foi condicionada pelo facto de não saber ler e como ao ter aprendido tomou consciência da monstruosa realidade em que ela própria participou.

O seu extremo orgulho levou-a a rejeitar empregos que a obrigariam a denunciar o seu analfabetismo e acabou aceitando o que lhe restava ao alistar-se no exército alemão para trabalhar nos campos de concentração.

Um livro onde duas gerações se confrontam e onde a vergonha pelos acontecimentos ocorridos durante a segunda guerra mundial levam a questionar a geração anterior responsável pelos crimes praticados.

O autor:
Bernhard Schlink nasceu em 1944 em Bielefeld na Alemanha. É jurista de formação. Em 1988 tornou-se juiz do tribunal Constitucional da Renânia Setentrional – Vestefália. É professor de Direito Público e de Filosofia do Direito na Universidade Humboldt, em Berlim, desde 2006.

Sem comentários:

Enviar um comentário

O seu comentário é bem vindo! Partilhe as suas ideias sobre livros e escritores, tente seduzir alguém para o prazer de ler!