sexta-feira, 7 de agosto de 2009

O Historiador

O Historiador é o primeiro romance de Elizabeth Kostova. Apoiado numa sólida base documental, o livro trata a questão do vampirismo de uma forma absolutamente apaixonante.
Num ambiente académico de investigação histórica algo de anormal se passa quando subitamente Bartolomeu Rossi desaparece misteriosamente.
Um livro de páginas em branco tendo nas páginas centrais a figura de um dragão e as cartas que Rossi escreveu levam o seu aluno Paul a desenvolver uma investigação sobre Vlad III, o Empalador, conhecido desde o século XIX como Drácula.
As pistas que vai seguindo para encontrar o seu mentor, que suspeita se encontre prisioneiro do vampiro leva-nos ao mundo medieval e às suas raízes mais profundas de crenças, tradições e temores, através de documentos antigos em bibliotecas de vários países como: Inglaterra, Estados Unidos, Turquia, Holanda, França, Bulgária, Roménia e Hungria.
Conventos e mosteiros são outros lugares por onde esta narrativa se espraia. A acção desenrola-se num entrelaçar de informação epistolar em três fontes principais que se vão completando numa narrativa que une a cada momento o século XX com documentos mais antigos que nos levam até aos tenebrosos primeiros séculos da Idade Média.
O ambiente politico e social na Europa de Leste dominada pela toda poderosa União Soviética é aqui descrito numa perspectiva de medo e de obscurantismo que completam os cenários onde o romance se vai desenrolando.
O Historiador é efectivamente um livro apaixonante, onde o emoção, a coragem e a racionalidade se unem na fronteira entre o mundo dos vivos e o mundo dos mortos – vivos.

A autora

Elizabeth Kostova nasceu em New London nos Estados Unidos em 1964. Licenciou-se pela Universidade de Yale e fez um Mestrado em Arte na Universidade de Michigan. O Historiador é o seu primeiro romance, que levou dez anos a escrever.

Sem comentários:

Enviar um comentário

O seu comentário é bem vindo! Partilhe as suas ideias sobre livros e escritores, tente seduzir alguém para o prazer de ler!