sexta-feira, 8 de junho de 2012

O adeus a Ray Bradbury

Ray Bradbury, premiado com a Medalha da Fundação Nacional do Livro, 2000 (EUA) pela contribuição às letras norte-americanas e com a Medalha Nacional de Artes 2004 (EUA), morreu a 5 de junho de 2012, aos 91 anos, vítima de doença prolongada. Ao longo de uma carreira de mais de setenta anos, Ray Bradbury tem inspirado gerações de leitores a sonhar, pensar e criar. Um autor prolífico de centenas de contos e cerca de 50 livros, assim como de numerosos poemas, ensaios, óperas, peças de teatro e roteiros, Bradbury foi um dos escritores mais célebres do nosso tempo e é considerado um dos fundadores da literatura fantástica contemporânea. Os seus trabalhos pioneiros incluem Fahrenheit 451, Crónicas marcianas, O Homem Ilustrado, entre outros. Fahrenheit 451 foi adaptado ao cinema por Truffaut, fazendo dele um filme de culto.

OPINIÕES

“O mundo literário ficou mais pobre com a morte de Ray Bradbury mas não há qualquer dúvida que o seu trabalho inspirou toda uma geração de artistas, que hoje levam o seu legado mais longe do que o próprio escritor alguma vez imaginou.”

Francisco Guerra (retirado do site: http://www.tecnologia.com.pt/ )

“O talento criativo e fantasioso de Bradbury permitiu à ficção científica ganhar dignidade como estilo literário, mas o escritor também quis desconstruir essa ideia. «Não sou um escritor de ficção científica. Só escrevi um livro de ficção científica, o Farhrenheit 451. Todos os outros eram fantasia. As fantasias são coisas que não podem acontecer, a ficção científica é sobre coisas que podem acontecer», repetiu várias vezes ao longo da sua vida.”


LIVROS DO AUTOR DISPONÍVEIS NA REDE DE BIBLIOTECAS DO CONCELHO DE ARGANIL:

Fahrenheit 451. Porto : Público Comunicação Social, imp. 2003.
A árvore sagrada. Lisboa : Livros do Brasil, cop. 1972.
Crónicas marcianas. Lisboa : Caminho, imp. 1985.
A morte é um acto solitário. Lisboa : Dom Quixote, 1987.
A cidade fantástica. Lisboa : Caminho, imp. 1986.

PÁGINA OFICIAL DO AUTOR: http://www.raybradbury.com/

POST ANTERIORES NO BLOG SOBRE FAHRENHEIT 451:


Sem comentários:

Enviar um comentário

O seu comentário é bem vindo! Partilhe as suas ideias sobre livros e escritores, tente seduzir alguém para o prazer de ler!