terça-feira, 26 de junho de 2012

Os contos maravilhosos dos irmãos Grimm

Jacob e Wihelm Grimm, nascidos no final do século XVIII, em Kassel, uma pequena vila Alemã, eram os irmãos mais velhos de uma família de nove filhos e ficaram célebres pelo registo de vários contos tradicionais que, mais tarde, viriam a ser conhecidos por todo o mundo. Ao longo de mais de uma década, os irmãos Grimm dedicaram-se à recolha dos contos tradicionais, popularizados oralmente e reuniram-nos na obra “Os contos da infância e do Lar” em 3 volumes publicada pela primeira vez em 1812.
 
“Dois séculos de maravilhamento, histórias ditas e reditas, contadas e recontadas, lidas e relidas por sucessivas gerações”[1], que imortalizaram histórias como A Gata borralheira, O Capuchinho Vermelho, A Bela Adormecida e o Gato das Botas. “Os contos da infância e do lar” encontram-se traduzidos em mais de 160 línguas, e embora inicialmente os irmãos Grimm não os tenham idealizado para crianças, estas são actualmente o público-alvo preferencial destas histórias.
 
Os contos dos Irmãos Grimm são contos maravilhosos, “narrativas que se passam inteiramente em domínios imaginários (…) pela sua natureza imaginária, são facilmente adaptáveis a públicos infantis.[1] Adaptação levada a cabo por Wilhelm Grimm ao longo de várias reedições da obra que agora celebra os 200 anos de publicação. Estes contos inspiraram e alimentaram ao longo do século XX a indústria de livros para crianças.
 
O bicentenário da publicação de “os contos da infância e do lar” é pretexto para a realização de vários eventos a nível nacional e internacional.
 
Em Portugal realizou-se no passado fim-de-semana o Simpósio Internacional The Grimm Brothers Today, organizado pelo Instituto de Estudos de Literatura Tradicional da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade de Lisboa.
 
Na Universidade do Minho esteve patente a exposição "Capuchinhos de todas as cores e para todos".
 
A exposição “Os irmãos Grimm – Vida e obra da responsabilidade do Museu Os Irmãos Grimm está patente na Biblioteca Joanina da Universidade de Coimbra até ao dia 15 de Julho. De 1 de Agosto a 31 de Agosto está exposição poderá ser visitada na Biblioteca Nacional.
 
Todos nós conhecemos algumas das histórias dos Irmãos Grimm. Muitos de nós “adormecemos e sonhámos com elas num período crucial da nossa fase formativa”[1]. Fica aqui uma lista de alguns dos livros dos irmãos Grimm disponíveis na rede de bibliotecas do Concelho de Arganil, como convite a uma releitura destes contos que povoam o imaginário de todos nós:
  • Os mais belos contos de Grimm. Lisboa : Europa-América, [19-?]. 2 vol.
  • Os 7 Corvos. Porto : Civilização, 1992.  ISBN 972-26-0790-1
  • As estrelas de ouro. Porto : Civilização, 1992. ISBN 972-26-0794-4
  • O alfaiate valente. Porto : Porto Editora, imp. 1987. 
  • Os dois príncipes. Porto : Porto Editora, 1984.
  • O pássaro de ouro. Porto : Porto Editora, 1989.
  • Os seis magníficos. Lisboa : Contexto, imp. 1986.
  • Contos de Grimm. 1ª ed. Lisboa : Relógio d' Água, 1984.
  • O cacete maravilhoso. Porto : Porto Editora, imp. 1986.
  • O pequeno grão de milho. Porto : Porto Editora, 1988.
  • O João sem medo. Porto : Porto Editora, imp. 1984.
  • A bela adormecida. Porto : Porto Editora, imp. 1982.
  • A casinha de chocolate. Matosinhos : Kalandraka, 2008. ISBN 978-972-8781-82-8
Leia, porque ler é um prazer!


[1] Francisco Vaz Da Silva in Jornal de Letras, Artes e Ideias nº 1088

Sem comentários:

Enviar um comentário

O seu comentário é bem vindo! Partilhe as suas ideias sobre livros e escritores, tente seduzir alguém para o prazer de ler!