segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Divulgando o fundo local XXIX: Memórias que um amigo me deixou


Memórias que um amigo me deixou é um trabalho elaborado por Amândio Galvão sobre o seu amigo e mestre Professor Henrique de Barros, publicado postumamente, por iniciativa de Leonarda Tavares em 2006.

Para além de traçar o perfil de Henrique de Barros, o livro foi enriquecido com pequenos depoimentos e com uma cronologia biográfica que nos dá a conhecer a trajectória do arganilista que Amândio Galvão foi.  

Amândio Galvão ao longo de mais de vinte anos publicou n’A Comarca de Arganil artigos sobre figuras e temas do meio arganilense, que depois reuniu em livros tais como “Figuras notáveis de Arganil”, “Crónicas da Minha terra” e “Novas crónicas” e assim contribuiu em difundir o concelho: a sua história, etnografia e património.

Citando Maria Olívia Nogueira “Amândio Galvão encerra, em si, todas as marcas da “arganilidade” – valores culturais provenientes da geografia, das estórias, do acumular de experiências ao longo de gerações. Homem de honra, espírito aberto, educação requintada, tem o odor da terra, da amizade, da solidariedade, da verticalidade. Enriquecido com aquisições científicas e citadinas assume, porém os traços beirões, sentindo-os, vivendo-os, transmitindo-os com harmonioso equilíbrio (…)”

Mais de que uma homenagem ao seu Mestre Henrique de Barros, este livro é uma homenagem a Amândio Galvão, que “cantou a arganilidade com um entusiasmo que lhe vinha dos tempos de juventude, se cimentou ao longo da vida e uma paixão que radicava no fervor que lhe mereciam as coisas da sua terra.[1]

Leia, porque ler é um prazer!


[1] Aníbal Pacheco in A Comarca de Arganil de 27.09.2005

Sem comentários:

Enviar um comentário

O seu comentário é bem vindo! Partilhe as suas ideias sobre livros e escritores, tente seduzir alguém para o prazer de ler!