segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Divulgando o fundo local XXVIII: A Casa da Comarca de Arganil

Casa da Comarca de Arganil (1929-2004): Setenta e cinco anos ao serviço do regionalismo arganilense
 
Em 2004 a Casa da Comarca de Arganil comemorou os seus 75 anos de “vida”, e para assinalar a data foi organizado um livro comemorativo em que cada colectividade filiada nesta Casa Comarcã dá uma ideia resumida do que foi a sua acção até aquela data no movimento regionalista da região arganilense.
 
Em finais do século XIX iniciou-se um grande fluxo migratório das pessoas das aldeias para as grandes cidades, à procura de melhores condições de vida. Apesar do seu afastamento físico estas pessoas não esqueceram as suas raízes e a sua terra, e com vontade de ajudar ao seu progresso organizaram-se e foram criando as colectividades regionalistas.
 
Surgiu neste contexto A Casa da Comarca de Arganil, fundada como Grémio Regionalista da Comarca de Arganil, a 8 de Dezembro de 1929. A Casa da Comarca de Arganil foi sede das cerca de 180 colectividades regionalistas criadas em Lisboa. Ao longo dos seus 75 anos de vida, abarcando até a década de 50 os Concelhos de Pampilhosa da Serra e de Góis, a Casa Comarcã teve um importante papel na expansão do ideal regionalista e na aproximação das gentes dos referidos concelhos.
 
Mais de que traçar a história de uma colectividade, este livro ajuda a tecer a história do movimento regionalista, demonstrando o importante papel que as colectividades, criadas pelos filhos da terra na capital, têm no desenvolvimento das suas aldeias de origem.
 
Leia, porque ler é um prazer!

Sem comentários:

Enviar um comentário

O seu comentário é bem vindo! Partilhe as suas ideias sobre livros e escritores, tente seduzir alguém para o prazer de ler!