quarta-feira, 23 de junho de 2021

Centenário de nascimento de Matilde Rosa Araújo

Matilde Rosa Araújo nasceu a 20 de junho de 1921 e faleceu a 6 de julho de 2010, aos 89 anos, em Lisboa. Foi poetisa, cronista e pedagoga portuguesa. Licenciou-se em Filologia Romântica pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Tendo exercido o cargo de professora, Matilde Rosa Araújo apresentou-se sempre muito ligada à escrita e fez-se ouvir na luta pelos direitos das crianças.
Publicou mais de 40 livros de contos e poesia, sendo a maioria dirigida ao público infanto-juvenil.  Publicou também textos de ficção para adultos, bem como textos na área da pedagogia. Destacam-se “Praia Nova”, “A Estrada Fascinante”, “Mistérios”.  

A obra de Matilde Rosa Araújo é considerada uma das mais significativas na literatura portuguesa, o que lhe valeu a atribuição de vários prémios literários ao longo da sua carreira.

Destacam-se o Grande Prémio de Literatura para a Infância da Fundação Calouste Gulbenkian (1980) e o Prémio Carreira da Sociedade Portuguesa de Autores (2004).

Para saber mais consulte:
Aceda ao catálogo da Rede de Bibliotecas do Concelho de Arganil e descubra todas as obras que temos disponíveis para si deste grande nome do panorama literário português.

Leia, porque ler é um prazer!

Sem comentários:

Enviar um comentário

O seu comentário é bem vindo! Partilhe as suas ideias sobre livros e escritores, tente seduzir alguém para o prazer de ler!