segunda-feira, 21 de junho de 2021

Os sonhos na literatura

 

Este mês, o serão mensal dos Amigos de Ler teve como tema os sonhos! Partilhamos aqui um texto baseado no original de Thomas Weatland que nos apresenta um resumo de como ao longo dos tempos os sonhos foram abordados na literatura.

OS SONHOS NA LITERATURA

Os motivos dos sonhos são abundantes na tradição literária ocidental. As obras literárias não apenas mostram um fascínio contínuo pelo sonho ao longo dos tempos, mas também mostram mudanças nas crenças das pessoas sobre a natureza e o processo de sonhar. Os primeiros escritos ocidentais dizem-nos que os antigos acreditavam que os sonhos eram causados ​​por deuses, demónios e mortos.

Os sonhos foram pensados ​​para influenciar as acções dos vivos ou para prenunciar eventos. Este motivo é encontrado em todas as epopeias homéricas.

Platão e os estóicos opuseram-se a essas crenças comuns sobre os sonhos proféticos, sugerindo que os sonhos eram gerados internamente, e não por poderes externos do sobrenatural. Pensadores como Hipócrates elaboraram a noção platónica de sonho e conjecturaram que os sonhos eram eventos estritamente fisiológicos. Hipócrates acreditava que a mente continuava funcionando, causando sonhos, enquanto o corpo estava inoperante. Essa perspectiva platónica mudou a noção dos sonhos de uma manifestação mística externa para uma manifestação interna psicológica ou filosófica.

Um conceito final sobre os sonhos que coexistiram com essas outras teorias foi mais bem articulado por Heródoto que acreditava que os sonhos simplesmente reflectiam e representavam os pensamentos e preocupações do sonhador ao acordar. A maneira de Heródoto entender os sonhos sugere que eles podem ser vistos como espelhos da realidade.

No período de Elizabeth, a visão herodiana do sonho tornou-se a perspectiva mais prevalecente, exemplificada pelas obras de Shakespeare, que estão cheias de motivos oníricos.

Manfred Weidhorn (1988) sugere que as filosofias materialistas do século XVII de Bacon, Locke e Hobbes causaram uma diminuição nos motivos literários dos sonhos. Esses três empiristas estavam preocupados principalmente com o universo mensurável e encontraram pouco mérito em reflectir ou escrever sobre estados subjectivos; padrões semelhantes de pensamento persistiram no Iluminismo racionalista de 1700. No século XIX, o advento do movimento romântico abriu novamente espaço para a experiência subjectiva. Esse domínio ampliado do discurso permitiu que o sonho com eles regressasse à literatura.

No século 19, a insatisfação com o estado actual da sociedade levou a um fascínio renovado pelos estados oníricos como caminhos para uma maior autoconsciência. Constituem exemplos deste fascínio renovado pelos sonhos As Confissões de um Comedor de Ópio Inglês, de Thomas De Quincey, "Kubla Khan" de Samuel Taylor Coleridge e Alice no País das Maravilhas de Lewis Carroll. Quando o sonho voltou à moda literária, pesadelos vividos apareceram em Guerra e paz e Anna Karenina de Tolstói , bem como em Crime e Castigo e Os Irmãos Karamazov de Dostoiévski.

 A literatura moderna foi muito influenciada pela teorização psicológica de Sigmund Freud. As escolas freudianas de pensamento aumentaram a incorporação de temas relacionados com os sonhos na ficção. Com o aumento da atenção popular aos sonhos, os escritores de ficção modernos não apenas utilizaram os sonhos para desenvolver personagens psicologicamente, mas também começaram a tentar capturar a essência do sonho em obras altamente surrealistas. Os exemplos incluem A montanha mágica de Thomas Mann, O sonho e A Sonata dos Espectros de August Strindberg, O processo e O castelo de Franz Kafka, e Ulisses e o Finnegan’s wake de James Joyce. Essas obras representam outro passo profundo na evolução das atitudes públicas e académicas em relação aos sonhos - desde pensá-los como fenómenos sobrenaturais ou simples espelhos da realidade até usá-los para revelar aspectos importantes da identidade pessoal. Uma pesquisa sobre o sonho reflectido na literatura não apenas mostra o nosso fascínio contínuo por esse fenómeno nocturno, mas também ilustra a maneira como cada geração pensou e explicou o sonho.

Texto adaptado por Miriella de Vocht
a partir de Sleep and dreams in literature de Thomas Weatland

Sem comentários:

Enviar um comentário

O seu comentário é bem vindo! Partilhe as suas ideias sobre livros e escritores, tente seduzir alguém para o prazer de ler!