segunda-feira, 14 de junho de 2021

Novidade na Biblioteca: Os rapazes de Nickel de Colson Whitehead

Lisboa: Alfaguara, 2020
ISBN 978-989-665-816-8

"Os rapazes de Nickel" espelha uma história de injustiça com um grande impacto emocional. Considerado um dos melhores romances da década pela revista Time, e vencedor do Pulitzer Prize 2020.

«Temos de acreditar, no fundo das nossas almas, que somos alguém, que somos importantes, que temos valor.» Elwood Curtis leva muito a sério as palavras de Martin Luther King, escutadas vezes sem conta no gira-discos da casa da avó. Como ele, sonha fazer do mundo um lugar mais justo. Abandonado pelos pais em pequeno, Elwood é criado pela avó Harriet e vê nos estudos a única saída. Um terrível mal-entendido, no primeiro dia da universidade, frustrará os seus planos. Porque para um rapaz negro a viver no Sul dos Estados Unidos, na década de 60, não existiam segundas oportunidades.

O seu destino acaba no reformatório Nickel, uma instituição que se vangloria de fazer dos seus rapazes «homens honrados e honestos». Mas por trás da fachada de rigor esconde-se uma câmara de horrores.

À medida que o cerco aperta no reformatório, parece haver apenas dois caminhos possíveis: fugir ou aceitar o cruel destino dos que ousam rebelar-se. Turner, o novo amigo de Elwood, está convicto de que a solução passa por repetir a crueldade dos opressores. Já Elwood acredita que é possível seguir o pacifismo que Luther King advogava. O cepticismo de um e o idealismo de outro levá-los-á a desembocar numa decisão com repercussões inescapáveis.

Baseada no caso real de um reformatório da Flórida que destruiu a vida de milhares de jovens, Os rapazes de Nickel é um romance de brutal impacto emocional. Uma obra literária que exibe a pujança de um escritor em plena forma, que explora a ferida aberta da segregação racial e levanta uma poderosa voz contra a injustiça.

Fonte: contracapa do livro

Requisite na Rede de Bibliotecas do Concelho de Arganil.

Leia, porque ler é um prazer!


Sem comentários:

Enviar um comentário

O seu comentário é bem vindo! Partilhe as suas ideias sobre livros e escritores, tente seduzir alguém para o prazer de ler!